h1

Administração e Finanças

A administração responsável dos recursos do Centro Acadêmico será um pressuposto de nossa gestão. Entendemos que o CA, como entidade representativa que é, não deve ter como objetivo final o lucro. É claro que isso não significa irresponsabilidade no trato com as finanças da instituição, mas, pelo contrário, implica cuidar dos gastos e das formas de captação de recursos do Centro Acadêmico. Para tanto, uma gestão deve iniciar com um planejamento cuidadoso e terminar com uma prestação de contas transparente.

Hoje, a principal fonte de renda do CAXIF é o Congresso de Direito. No entanto, acreditamos que o caráter público da Universidade deve ser mantido nesse tipo de evento. Por isso, defendemos um Congresso de Direito que seja totalmente gratuito aos que desejem dele participar. Como, porém, arcar com as despesas decorrentes do Congresso?

Acreditamos que os recursos do Centro Acadêmico devem ter como principal fonte de origem as festas, happy hours e a venda de produtos personalizados com a sua marca.

Propostas:

  1. Sebo Jurídico:

O sebo será um espaço permanente do CAXIF destinado à arrecadação de livros para a venda por preços acessíveis aos estudantes do Curso.

  1. Festas:

Serão a principal fonte de renda do Centro Acadêmico. Se bem organizadas, podem gerar lucros capazes de suprir os gastos que a entidade tem com as suas atividades diárias. Além disso, montaremos, já no início da gestão, uma comissão aberta que irá estudar a melhor forma de promover a grande festa do Curso e dará viabilidade a ela (vide proposta em Integração).

  1. Catálogo de produtos:

Vamos manter a venda dos produtos personalizados com a marca do Centro Acadêmico, procurando sempre oferecer materiais que sejam atrativos aos estudantes e que possibilitem uma maior identificação destes com o curso. Lançaremos também produtos alusivos aos 80 anos do Curso e do CAXIF.

  1. Prestação de contas:

Será disponibilizada a todos os estudantes no site e no mural do CAXIF. Prestaremos contas, inclusive, das atividades que são financiadas pela UFSC ou pela Fundação Boiteux.

  1. Avaliação semestral da gestão:

Um feedback é necessário para a melhoria e o crescimento da entidade. Propomos uma avaliação periódica das atividades do CAXIF para aprimorar o trabalho da gestão.

  1. Diálogo com os órgãos de fomento à atividade estudantil:

Estaremos sempre em contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), com o Centro de Pós-Graduação em Direito (CPGD), com a Direção do CCJ, FAPEU e Fundação Boiteux.

  1. Organização interna:

Assim como ocorre em diversos CAs de Direito por todo o país, nossa organização interna se dará de maneira horizontal, por meio de coordenações permanentes e de comissões que serão criadas para determinadas atividades, como Congresso, Semana Jurídica, eventos esportivos, etc.

Tanto as coordenações como as comissões serão abertas a todos os estudantes que desejem participar das atividades do CAXIF. As decisões serão aprovadas em reunião ordinária, a qual terá sua data e horário divulgados pelos meios de comunicação da entidade. Também as eventuais reuniões extraordinárias serão divulgadas com antecedência para que qualquer estudante interessado possa delas participar.

As coordenações permanentes serão:

1)     Ensino: responsável por pensar e concretizar, junto com os demais estudantes do CCJ, a revitalização do espaço da sala de aula e a valorização dos espaços extraclasse. De modo mais concreto, pode-se dizer que é função desse grupo coordenar o acompanhamento dos concursos de professores e fiscalizar a distribuição das bolsas de monitoria. Seu foco, porém, será a avaliação de curso.

2)     Pesquisa: coordenação responsável pela organização de materiais que esclareçam aos estudantes o que é pesquisa e qual o caminho, especialmente o burocrático, para se conseguir uma bolsa.

3)     Extensão: é papel desse grupo fomentar o debate no curso a respeito de um conceito de extensão. Também ficará responsável por fazer um acompanhamento das atividades dos grupos de atividade extensionista, auxiliando-os com a promoção de eventos e pleiteando recursos junto à Direção de Centro, por exemplo.

4)     Administração e Finanças: sucintamente, baseia-se num conceito de gestão responsável de recursos com transparência.

5)     Integração: cabe a essa coordenação se preocupar em garantir um diálogo constante com o corpo discente, com a promoção de festas e outros eventos que permitam a integração entre os estudantes do Curso e entre o Curso e a Universidade.

6)     Comunicação: responsável pela manutenção do canal de diálogo entre estudantes e Centro Acadêmico. Logo, cabe a esse grupo manusear os veículos de comunicação do CAXIF para garantir o acesso do estudante a informações atualizadas, bem como garantir que todos os estudantes sejam ouvidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: