h1

Comunicação

Entendemos que a comunicação é o canal de relacionamento entre o Centro Acadêmico e os estudantes, o qual deve ser estabelecido por meio do diálogo. Na atual gestão, percebemos que a comunicação é feita de maneira meramente informativa, sendo raras as vezes em que é utilizada para ouvir os estudantes ou para promover algum tipo de debate. São diversos os meios de comunicação utilizados para a divulgação de eventos festivos e acadêmicos. Curiosamente, as vias de comunicação mais efetivas são aproveitadas somente para divulgar eventos lucrativos e festas em detrimento de questões relacionadas à qualidade do curso ou de decisões tomadas em espaços deliberativos.

Percebe-se também que há meios subutilizados e meios que não cumprem seu propósito, o que acaba desinteressando os estudantes. Esse é o caso do website, que, além de não ser atualizado periodicamente, também dispõe as informações de forma desorganizada, o que decorre, principalmente, do seu formato de blog e do layout ineficiente. Já o Twitter, que deveria ser um meio de divulgar o site e outras informações para a comunidade acadêmica, é o único local em que a atual gestão apresenta um mínimo de postura política. Contudo, em virtude do limite de caracteres, qualquer espécie de fundamentação ou argumentação resta prejudicada, fazendo com que o posicionamento não seja apresentado de forma integral. Verifica-se, por fim, que há também outros veículos de contato direto com o estudante que são pouco utilizados, como panfletos (informativos impressos) e as paredes/murais do CCJ.

A partir dessa análise, entendemos que a comunicação Centro Acadêmico – estudante exige uma nova forma de abordagem. Pretendemos construir um espaço no qual seja estabelecido o diálogo, em que os estudantes possam ter ouvida a sua voz e no qual seja dada a prioridade devida a cada pauta. Defendemos que o Centro Acadêmico seja efetivamente aberto aos estudantes. Para tanto, são necessárias transparência e publicidade das instâncias deliberativas e das informações fornecidas pelo CA, o qual deve se preocupar também em tornar esses dados acessíveis a todos os estudantes.

Propostas:

  1. Site: deixaremos o site do CAXIF com um layout mais atrativo e com acesso mais facilitado às informações, além de promover atualizações com mais freqüência.

    1. Twitter e Facebook: serão utilizados como ferramenta de apoio ao site, divulgando suas atualizações, bem como promoções do Centro Acadêmico.

    2. TV CAXIF: será uma página especial do site, na qual divulgaremos os vídeos de eventos promovidos pelo CA e por grupos de pesquisa do Curso, bem como vídeos relativos ao direito e outros produzidos pelo próprio Centro Acadêmico.

    3. Fórum de debates: também será página especial do site, na qual serão colocados textos com posicionamentos divergentes sobre determinado tema. Logo abaixo, haverá um espaço para comentários do público.

  1. Retomada das paredes: conversaremos com a Direção de Centro para que as paredes possam ser novamente utilizadas como espaço de debate e livre manifestação, seja ela política ou artística. Os corredores do CCJ precisam ser reavivados a fim de que as discussões ultrapassem as salas de aula.

  1. Lista de e-mails do CRT: hoje, a lista é restrita aos membros da diretoria do CAXIF e aos representantes de turma. Queremos que ela seja um espaço aberto a todos os estudantes do CCJ que tenham interesse em participar, objetivando informar e garantir transparência a respeito das discussões que acontecem no CRT.

  2. Imprensa do CAXIF:

    1. Folha Acadêmica: manteremos a Folha Acadêmica, valorizando-a como espaço efetivo de debate, além de aproveitá-la para divulgação das pesquisas realizadas no CCJ, publicando resumos e materiais dos próprios grupos de estudos. As produções serão digitalizadas e publicadas no site. Diversificaremos o conteúdo da Folha propondo espaço para desenhos e materiais gráficos.

    2. Diário Oficial do CAXIF: trata-se do vulgo panfleto ou informativo. Será um veículo por meio do qual divulgaremos as atividades do CA, os resumos das atas, notícias do Curso, etc. Será uma forma de dar maior transparência às atividades do CAXIF, a fim de que os estudantes saibam o que está ocorrendo e possam se interessar em participar.

    3. Revista Acadêmica: espaço destinado à divulgação dos resultados da mostra de pesquisa integrada e também de demais produções acadêmicas dos estudantes que queiram publicar seus trabalhos, independentemente de fazerem parte ou não de algum grupo de estudos. Para garantir sua viabilidade, formaremos, no início da gestão, uma comissão aberta que pensará a concepção da revista juntamente com os grupos de pesquisa e de extensão do Curso interessados.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: