h1

Extensão

Comecemos pelo clichê: extensão é via de mão dupla. O que, afinal, significa isso? Entendemos que a extensão universitária é o canal de troca entre o conhecimento produzido na universidade e o saber popular, considerados fora de qualquer hierarquia. Extensão, portanto, não se resume a fazer com que o estudante “meta o pé no barro”, mas envolve levar a sociedade em geral para o ambiente universitário. Assim, ao mesmo tempo em que a produção acadêmica é democratizada, o corpo discente tem a oportunidade de superar os limites do padrão de saber convencional.

Busca-se, por meio da atividade extensionista, sensibilizar o estudante de direito para a realidade que o cerca e da qual ele se encontra distante. Com base numa perspectiva emancipatória, podem ser desenvolvidos trabalhos de educação popular que permitam às comunidades conhecer seus direitos e deveres, tornando-as assim aptas a lutar por garantias. Nesse sentido, não há extensão sem diálogo. Segundo Paulo Freire, extensão é o prolongamento do conhecimento e implica comunicação.

Ressalte-se ainda que a extensão só é verdadeiramente extensão quando teoria e prática caminham juntas, ou seja, quando a prática impede que a teoria se descole da realidade e a teoria, por sua vez, faz a prática ir além do ativismo, porque envolve reflexão.

No CCJ, a extensão é praticamente ignorada. Não há no currículo do curso de direito uma cobrança específica para o desenvolvimento de atividades extensionistas e as bolsas que existem são isoladas e mal divulgadas.  Além disso, muitas vezes, essas bolsas são aproveitadas para a realização de outras atividades que não possuem qualquer vínculo com a extensão.

Mas, talvez você esteja se perguntando: não é o EMAJ uma atividade de extensão? Não. O escritório modelo possui sua atuação limitada ao contato com a prática jurídica e trata tão somente de demandas individuais da comunidade que circunda a UFSC, caracterizando, portanto, uma prestação de serviços e não propriamente uma atividade extensionista.

Propostas:

1- Palestra no auditório não é extensão!

 

Por isso, propiciaremos espaços de debate a fim de construir, junto aos estudantes do Curso, um conceito de extensão que supere o atual modelo. Em tais espaços também se buscará discutir sobre a importância de uma universidade socialmente responsável.

 2- Sim à extensão!

O CA deve servir de apoio aos grupos de extensão em seus primeiros passos. Assim, pretendemos divulgar as atividades desses grupos nos meios de comunicação e, inclusive, lutar pela conquista de um espaço físico/estrutura (computadores, mesas e cadeiras, telefone, etc.) no CCJ para o desenvolvimento dos respectivos projetos.

3- Extensão no Congresso de Direito:

Incluiremos na programação do Congresso de Direito a temática da extensão na universidade, seja em um painel ou por meio de palestras.

 4- SAJU*:

O serviço de assessoria jurídica universitária é um recente projeto de extensão que nasceu a partir das angústias de um grupo de estudantes do Curso. Ele busca, numa perspectiva de emancipação, capacitar pessoas e comunidades para a autodefesa de seus direitos e estimular práticas jurídicas comunitárias. O SAJU, assim como outros projetos de extensão, procura ser interdisciplinar, o que permite a sua integração não somente com a sociedade, mas com o meio universitário de modo geral.

Quanto ao SAJU, pretendemos, a médio prazo, criar junto ao Departamento do Curso  disciplina optativa de assessoria jurídica.

* Cumpre esclarecer que, dentre os estudantes que formularam a idéia de um SAJU para o Curso, há também pessoas que fazem parte da Chapa Primavera nos Dentes. Tais grupos, porém, não se equivalem. Assim, a postura do CA em relação ao SAJU não será a de construir a instituição, mas sim a de apoiá-la como projeto de extensão desenvolvido por alunos do CCJ.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: