h1

Informativos

 Informativo n. 1

Por que 28 presidentes, meu Deus?

Nossa chapa tem apenas 28 presidentes, porque nem todos os 50 membros que constam da nominata podem sê-lo. Sim, se fosse possível, teríamos 50 presidentes. Bem, talvez você, eleitor, se pergunte: isso não é, afinal, a não-presidência? Justamente. E esse é o ponto fundamental: nós, de fato, não temos presidente algum. Permanece o questionamento: por quê? Porque, para nós, o cargo de presidente é uma mera formalidade exigida pelo Estatuto do CAXIF , um procedimento burocrático a ser cumprido na eleição para o Centro Acadêmico. Não significa nada além disso, pois, dentre outros princípios que norteiam a atuação do nosso grupo, está a horizontalidade.

Ser horizontal significa que todos têm seu espaço de manifestação garantido e que a opinião de cada pessoa tem o mesmo peso que a opinião dos demais. Sabemos da existência de modelos de organização vertical; sabemos da sua eficiência, mas não é nisso que acreditamos. Defendemos uma organização tão ou mais eficiente, que não se baseia em relações de hierarquia, mas que busca realmente contemplar os posicionamentos mais diversos. Como? Por meio do diálogo, do debate exaustivo e, por fim, se ainda houver divergências, da votação.

Provar que a horizontalidade funciona é simples: repare nas flores pelo corredor do CCJ, nas nossas camisetas e adesivos, no informativo que você tem em mãos, mas, principalmente, leia nossa carta-programa. O que está naquelas páginas é resultado prático do princípio que acabamos de expor. Do embate de ideias, formulamos nosso projeto de curso e nosso projeto de gestão. E não precisamos de presidente algum para isso.

O modelo de organização horizontal de um centro acadêmico, através de coordenações, é realidade em muitos CAs de Direito do país, tais como a UFF, UFPel, UFPI, UFES, UERJ, UFRJ, UFU, PUC-Campinas, UnB, UFC, UFRN, UFG, entre tantos outros CAs da UFSC e DCEs pelo Brasil.

É provável, porém, que você ainda não esteja convencido da viabilidade de uma gestão horizontal. Afinal, pode até funcionar para uma chapa, num pequeno espaço de tempo, mas e durante um ano inteiro? Em primeiro lugar, deixemos claro que nem todas as decisões do grupo são tiradas somente depois de debates homéricos. Isso significa que não vamos levar uma tarde inteira para escolher a marca do café a ser comprado para o CA. Isso não é horizontalidade, mas sim perda de tempo. Em segundo lugar, nem mesmo a estrutura mais autoritária existente permite que decisões importantes sejam tomadas por uma única pessoa.

Bom, somos a Chapa 2 – Primavera nos Dentes – e é assim que queremos conduzir o nosso Centro Acadêmico: de maneira aberta e horizontal, que possibilite a participação irrestrita de todo e qualquer estudante do CCJ que deseje contribuir nas atividades do CAXIF! 


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: