h1

Integração

Para que o Centro Acadêmico esteja presente no dia-a-dia do estudante, devemos quebrar o abismo que hoje existe entre ambos. Nosso grupo acredita que as portas do CA devem estar sempre abertas para todos. Essa abertura, porém, não pode ser reduzida à mera retórica, ou seja, não pode servir como justificativa para o imobilismo da entidade. Entendemos que um CA verdadeiramente aberto não espera que o estudante venha bater à sua porta, mas vai até ele.

Portanto, é papel do CA manter um diálogo constante com o corpo discente, promover a integração entre os estudantes do Curso e entre o Curso e a Universidade. Nesse sentido, as festas se destacam como o principal espaço de integração, mas outros eventos não devem ser esquecidos, como viagens, oficinas, competições esportivas e jogos sedentários.


Propostas:

1-    Reuniões abertas:

São o primeiro passo para que o nosso Centro Acadêmico seja construído efetivamente por todos os estudantes do Curso. Divulgaremos as datas e os horários das reuniões ordinárias e extraordinárias em todos os meios de comunicação do CAXIF.

2-    Ouvidoria:

Acreditamos que o estudante precisa se sentir à vontade para ir até o CAXIF resolver algum problema referente ao Curso. Esta é a função da ouvidoria: propiciar esse espaço. De forma alguma, porém, esse canal deve se resumir ao estudante procurando o Centro Acadêmico. É essencial que o CA, por meio do diálogo, tenha consciência de quais são os interesses e problemas enfrentados pelos estudantes, prezando, nesse sentido, pelo fortalecimento do vínculo entre CAXIF, representantes e turmas.

3-    Oficinas extrajurídicas:

Serão eventos abertos e gratuitos. Promovidas pelo CA ou por qualquer(quaisquer) outro(s) estudante(s) com interesse em organizá-las, elas terão os mais diversos temas, que não são, via de regra, contemplados em sala de aula, como teatro, o novo acordo ortográfico, estêncil, fotografia, dança, etc.

 

 4-    Viagens:

Além das já conhecidas viagens para o Simpósio de Direito de Gramado e o Interjurídico em Lavras, incentivaremos e apoiaremos a viagem para o ENED 2011 (Encontro Nacional dos Estudantes de Direito), que ocorrerá em São Paulo. O evento dura uma semana, com palestras, oficinas, debates, minicursos e festas todos os dias, reunindo cerca de 1.500 estudantes de Direito de todo o país.

5-    Campeonatos:

A integração também se dá por meio dos litígios esportivos, ocasião ideal para a Coruja levantar vôo ao entardecer! Por isso promoveremos:

a) Tradicionais campeonatos de futebol do Curso: Libertadores, Liga dos Campeões e o Mundial – tão requisitados por todos os estudantes.

b) Truco, Poker e Tranca: colocar as cartas na mesa é algo essencial no nosso curso!

c) Guitar Hero: além do já tradicional Campeonato de Winning Eleven, propomos o Campeonato de Guitar Hero, para todos aqueles que não sabem jogar futebol (nem mesmo no video-game), mas não desgrudam de seu instrumento.

 

6-    Direito Achado no Bar:

É o bar do CAXIF! Vamos aproveitar que o Centro Acadêmico dispõe de uma geladeira frost-free cheia de ímãs para promover um evento no qual os estudantes possam se encontrar depois da aula do noturno e usufruir do estoque de canecas térmicas. Como dizem por aí, as melhores discussões políticas são travadas na mesa do bar… talvez as jurídicas também!

 

7-    Sarau:

É um espaço alternativo de integração, um momento de expressão artística dos estudantes do Curso.

8-    Uma festa para marcar o Curso:

Todos querem a “choppada da ESAG” do Direito-UFSC! Há tanto tempo clamada pelos estudantes do CCJ, já está na hora de termos uma festa que identifique o Curso. Formaremos, logo no início da gestão, uma comissão para organizar o evento: pensar data, local e tema. Chegou a hora!

9-    Festa Encerramento do Semestre:

Essencial para liberarmos todas as agonias e tensões das últimas semanas de aula.

13- Recepção dos Calouros:

a) Dia dos Calouros: substituiremos o leilão pelo Dia dos Calouros, o qual passará a marcar o ingresso na Faculdade e na nossa Universidade. Será um dia com programação diversificada, como um tour histórico para a apresentação da UFSC e uma oficina de confecção de produtos que serão leiloados à noite – comprar o produto de um calouro significa apadrinhá-lo, o que implica assistência acadêmica, como, por exemplo, repasse de material, ajuda na matrícula, etc. O Dia dos Calouros será, portanto, o momento de apresentação oficial dos novatos à sociedade CCJotiana, com todo o garbo e a elegância de um debut. Os padrinhos serão os pares dos calouros num grande Happy Hour de Gala, brindado com cerveja 3 por 5, o qual arrematará a brilhante data!

b) Recepção Integrada com o CSE: existe vida e muita festa além do CCJ! Por isso, continuaremos a participar das atividades da Gincana do C6, Cervejada e Camping.

c) Escuna: navegar é preciso!

d) Aula Magna: a integração entre os estudantes também acontece nas atividades de ensino. Entendemos que a Aula Magna tem o papel de mostrar aos calouros não apenas nomes renomados do Direito, mas apresentar-lhes os já existentes debates e estudos do nosso Curso.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: